segunda-feira, 5 de julho de 2010

Orçamento Familiar




Em um discurso proferido pelo Élder Marvin J. Ashton (1915–1994), do Quórum dos Doze Apóstolos, durante uma reunião de Bem-Estar realizada em abril de 1975. Foi publicado no livreto A Respeito de Dinheiro: Guia para as Finanças da Família. Ele explica com detalhes os 12 pontos como essenciais para vida familiar.




1. Paguem um dízimo honesto.



"Ao Pagarmos o dízimo ao Pai, que não nos vem cobrar a cada mês, nós e nossos filhos aprendemos a ser mais honestos com aqueles que estão fisicamente mais perto de nós."


2. Aprendam a controlar o dinheiro antes que ele controle vocês.
" A administração das finanças da família deve ser conduzida em conjunto pelo marido e a mulher, com franqueza e confiança. O controle do dinheiro exercido por um dos cônjuges como fonte de poder e autoridade provica desigualdades indesejadas no casamento. Por outro lado, o companheiro que se omite e se exclui da administração das finanças da família estará abdicando de uma responsabilidade que lhe compete."


3. Aprendam a ter autodisciplina e autocontrole quanto aos gastos.
"Uma pessoa casada demostra maturidade genuína quando coloca as necessidades de seu cônjuge e de sua família antes de seu impulso por compras."


4. Façam um orçamento.
"Um orçamento o ajudará a planejar e avaliar suas despesas. Planeje um período específico (semana, quinzena ou mês), de acordo com seu salário. Equilibre rendas e despesas, e gaste menos do que ganha."

5. Ensinem desde cedo aos membros da família a importância do trabalho e do dinheiro.
"No suor do teu rosto, comerás o teu pão” é um conselho atual. É fundamental ao bem-estar pessoal. Umas das melhores coisas que os pais podem fazer pelos filhos é ensiná-los a trabalhar."


6. Ensinem os filhos a tomar decisões a respeito do dinheiro, de acordo com a sua capacidade de compreensão.
"Os incentivos são uma tremenda motivação para se alcançar um comportamento desejado"


7. Ensinem cada membro a contribuir para o bem-estar geral da família.
"À medida que os filhos vão crescendo, eles devem entender a situação financeira da família, seu orçamento, as metas de investimentos e a responsabilidade individual de cada um. Incentive projetos divertidos e de baixo custo, que sejamda compreensão das crianças e que contribuam para um gosto ou meta da família."


8. Façam da educação um processo contínuo.
"Adquira toda a instrução formal de tempo integral que puder, inclusive escolas técnicas e programas de estágio. Esse dinheiro terá sido bem investido."


9. Trabalhem com o propósito de adquirir a casa própria.
"Sua casa própria é um investimento, não uma despesa. Mas compre o tipo de casa que sua renda permitir. Melhore-a e embeleze-a enquanto nela habitar, para que, ao vendê-la, possa usar seu valor líquido mais a valorização de seu capital na aquisição de outra casa mais adequada às necessidades de sua família."
10. Adquiram um programa de seguro adequado.
"É de extrema importância termos um seguro médico, residencial, de automóvel e de vida. Os gastos com doenças, acidente e falecimentos chegam a ser tão grandes que é comum vermos famílias sem seguro passaremdificuldades por muitos anos."


11. Compreendam a influência de fatores externos sobre as finanças e investimentos da família.
"É de extrema importância termos um seguro médico, residencial, de automóvel e de vida. Os gastos com doenças, acidente e falecimentos chegam a ser tão grandes que é comum vermos famílias sem seguro passaremdificuldades por muitos anos."
12. Desenvolvam adequadamente um programa de armazenamento em preparação para emergências.
"Armazene alimentos e suprimentos de emergência de maneira sistemática e ordeira.(...)
Coma alimentos nutritivos e exercite-se convenientemente para melhorar sua saúde e evitar gastos com médicos e remédios."


"O dinheiro na vida dos santos dos útimos dias deve ser usado como meio de se alcançar a felicidade eterna. Seu uso egoísta e descuidado leva-nos à escravidão financeira. Não podemos deixar de lado o envolvimento pessoal e familiar em nossa administração do dinheiro. Deus abrirá as janelas do céu para nós nesses assuntos, se nos achegarmos a Ele e guardarmos Seus mandamentos."


Os conselhos de nossos líderes, são uma benção pra nós atualmente, e ainda temos muitos outros recursos que pode nos ajudar a nos prevenirmos contra dívidas e frustações financeiras.


PREPARAR TODAS AS COISAS NECESSÁRIAS-FINANÇAS DA FAMÍLIA
(Folheto)
http://www.lds.org/languages/miscmaterials/por/PREPARAR%20TODAS%20AS%20COISAS%20NECESSARIAS_FINANCAS%20DA%20FAMILIA_04007.pdf


PREPARAR TODAS AS COISAS NECESSÁRIAS-ARMAZENAMENTO DOMÉSTICO(Folheto)
http://www.providentliving.org/fhs/pdf/WE_FamilyResourcesGuide_International_04008_059.pdf

Nenhum comentário: